segunda-feira, 30 de abril de 2012

Jogo Manchester City – Manchester United 30-04-2012 20h00


Joga-se hoje o jogo do ano, da época, em Inglaterra. Este desafio entre os dois rivais de Manchester pode decidir as contas relativas ao título, numa altura em que os Red Devils estão na frente do campeonato com 3 pontos de vantagem em relação aos Citizens, quando faltam duas jornadas, a seguir a esta, para o término da Premier League.

O Manchester City, com 80 pontos, resultado de 25 vitórias, 5 empates e 5 derrotas, 87 golos marcados e 27 sofridos, até ao momento melhor ataque e melhor defesa da Liga, tem vivido de altos e baixos esta época. Há umas jornadas atrás, esta equipa encontrava-se a 8 pontos do seu rival e todos nós pensávamos que a equipa orientada por Sir Alex Ferguson não iria deixar fugir o título, no entanto com algumas escorregadelas pelo caminho, permitiram aos citizens ficar apenas a 3 pontos, distancia essa que pode ser reduzida em caso de vitória. Essa possível vitória, não só permite um empate em pontos entre as duas equipas, como permite também que o City fique na frente da classificação, resultado do surpreendente 1-6 na primeira volta no reduto do United. Falando agora do plantel e da equipa do City, todos reconhecemos a enormíssima relação quantidade/qualidade que existe, consequência dos milhões que o seu dono tem investido no clube. Apesar disso, esta equipa ainda não mostrou ser aquela equipa invencível que se poderia pensar com tanta qualidade que existe. Há jogos em que tudo sai bem e conseguem golear grandes equipas como foi o caso do United na 1ª volta, mas há outros em que as individualidades não conseguem brilhar e a equipa acaba por perder jogos teoricamente mais fáceis. A existência de problemas, como o caso de Balotelli ou Tevez, entre outros, podem ter influenciado a equipa nos seus maus momentos ao longo da época mas, finalmente, nas últimas jornadas, Mancini percebeu que Balotelli tinha que sair da equipa, pois era um jogador que apenas pensava nele próprio e que teria de incluir Tevez visto ser um jogador com uma capacidade extraordinária como se tem visto nos últimos jogos em que teve presente. É importante referir que Balotelli pode jogar neste jogo, pois acabou o seu período de suspensão e, se Mancini cair no mesmo erro do passado, poderá jogar hoje a titular.

O Manchester United, na 1ª posição com 83 pontos, resultado de 26 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, 86 golos marcados e 32 sofridos, pode já hoje, na casa do seu grande rival, assegurar praticamente a conquista do título inglês. Ao contrário do City, o lema deste United ao longo dos anos e que lhes tem permitido alcançar o sucesso que todos nós sabemos, tem sido a continuidade dos jogadores e do treinador épocas após épocas. Na minha opinião, essa continuidade tem permitido a Sir Alex Ferguson construir uma base bastante sólida que se vai prolongando de época para época e que tantos bons resultados têm oferecido aos Red Devils. É impressionante, jogadores como Giggs ou Scholes conseguirem ainda jogar com a idade que têm ao mais alto nível e, talvez até com um rendimento semelhante ao do passado quando eram mais novos. Claro que a velocidade não é tanta mas a técnica e o saber estão bem presentes. Outros, para lá estão a caminhar, como são os exemplos de Rooney, Ferdinand, Vidic ou Carrick que se espera que continuem por aqui, durante muitas e longas épocas ajudando o clube a permanecer no topo do futebol inglês. A regularidade alcançada no campeonato é por isso conseguida através desta continuidade e penso que deve ser um exemplo seguido por muitas equipas que querem alcançar o sucesso no futebol nacional e internacional.

Em relação ao jogo, exitem algumas baixas por parte do United, como são os casos de Evans, Giggs e Welbeck que são dúvida para hoje, e já afastados estão Anderson, Fletcher e Vidic. Nani e Smalling em príncipio estarão aptos para o jogo de hoje. Já Mancini irá ter o seu poderoso plantel todo à disposição e a única dificuldade que deverá ter será a inclusão do melhor 11 para este jogo.

Equipas prováveis:

City – Hart; Zabaleta, Kompany, Lescott, Clichy; Yaya Touré, Barry; Silva, Tévez, Nasri; Agüero.

United - De Gea; Smalling, Evans, Ferdinand, Evra; Valencia, Carrick, Scholes, Nani; Rooney, Welbeck.

Em relação ao jogo de hoje, e com as equipas prováveis que devem alinhar hoje no jogo, temos aqui um caso em que a probabilidade, teoricamente de uma das equipas ganhar, é de 50-50, no entanto na minha opinião este será um jogo em que o United não irá perder. Este é o jogo mais importante de sempre do City é verdade, mas para o United um empate basta para se manter na frente do campeonato e não creio que o City consiga aqui hoje derrubar a estratégia que Sir Alex Fergunson irá colocar hoje em campo. Com certeza, dirá aos seus jogadores que qualquer resultado que não seja a derrota será bom e, sabemos que nos momentos decisivos não costumam falhar, apesar dos últimos resultados recentes mostrarem o contrário, este é que será mesmo aquele em que não poderão falhar. É verdade que, se o City tiver hoje as suas individualidades no topo do seu rendimento, poderão criar alguns estragos na defesa do United, no entanto acredito bastante mais num United consistente e a impor a sua experiência hoje no jogo, do que um City a levar de vencida os seus rivais através da qualidade de cada um dos seus jogadores. Em relação ao modelo de jogo de ambas as equipas, todos nós conhecemos bem, um City que privilegia a posse de bola para chegar às situações de finalização enquanto que o United, a jogar fora, opta por um jogo mais de transições rápidas através dos seus homens mais rápidos nas alas.
Outros dos aspetos que me leva a querer no que escrevi em cima, é o fato de para Alex Ferguson, este ser o derby mais importante em que já participou em toda a sua carreira. Tudo isto, aliado ao fato de ser uma das últimas épocas em que este grande senhor irá estar à frente desta grande equipa, faz com que os jogadores entrem para dentro do campo com uma grande vontade de premiar o seu treinador, oferecendo-lhe a conquista de mais um título.

Portanto as minhas apostas para este jogo são:

Manchester United +0,5 a 1,75 bet365 (perdeu)

Golos menos de 2,5;3 a 1,875 bet365 (ganhou)
Handicap asiático (cantos) -1 para o City a 1,750 bet365 (perdeu)

Handicap asiático de cartões Manchester United 0 a 1,775 bet365 (perdeu)

Cartão vermelho no encontro (Sim) a 2,75 bet365 (perdeu)


Resultado final 1:0

Sem comentários:

Enviar um comentário