quinta-feira, 26 de abril de 2012

Jogo Athletic Bilbao - Sporting 26-04-2012 20h05


Hoje irá jogar-se a 2ª mão das meias-finais da Liga Europa, um jogo bastante importante para o futebol português e ainda mais para o Sporting que pode conquistar uma competição extremamente importante para o seu historial, onde só conseguiu conquistar até hoje uma taça das taças em 1963/1964.

O Bilbao tal como o Sporting, poderá chegar pela primeira vez a uma final europeia (Liga dos Campeões ou Liga Europa) e para tal necessita de vencer o Sporting hoje em sua casa, por um resultado que lhe permita passar à final, pois em caso de um 3-2 ou 4-3 passará o Sporting.

Tal como fiz para os jogos da champions, neste também não irei falar muito mais acerca destas duas equipas, pois o futebol praticado por ambas já está mais que explicado e estudado. No entanto é importante referir alguns dados que podem ser decisivos para o resultado final desta eliminatória.

Para a Liga Europa:
  • O Bilbao, a jogar em casa, tem 3 vitórias e 2 empates, 9 golos marcados e 5 sofridos.
  • O Sporting, a jogar fora, tem uma vitória, 2 empates e 3 derrotas, 6 golos marcados e 8 sofridos

No conjunto da Liga Europa e Campeonato:
  • O Bilbao, a jogar em casa, soma 11 vitórias, 8 empates e 3 derrotas, 38 golos marcados e 23 sofridos.
  • O Sporting, a jogar fora, soma 7 vitórias, 5 empates e 9 derrotas, 21 golos marcados e 23 sofridos.

Curiosidades:
  • O Bilbao ganhou todos os seus jogos frente a equipas portuguesas a jogar em casa.
  • O Sporting ainda está à procura de uma vitória nas competições europeias em solo Espanhol.
  • O Sporting, nos últimos 10 jogos fora de casa para as competições europeias, ganhou um, empatou 4 e perdeu 5.

Equipas prováveis:
Bilbao: Iraizoz; Iraola, Javi Martinez, Amorebieta, Aurtenetxe; Iturraspe; Toquero, Herrera; Susaeta, Llorente e Muniain.
Sporting: Patricio; Pereira, Xandao, Polga, Insua; Carrico, Schaars, Matias; Carrillo, Van Wolfswinkel e Capel.
Regresso: Javi Martinez (Bilbao)
Baixas: De Marcos (Bilbao); Elias (Sporting); Izmailov (Sporting); Rinaudo e Rodriguez (Sporting)

Jogo da 1ª mão:

Ambas as equipas realizaram um jogo bastante interessante de se assistir, com uma equipa portuguesa, depois de estar em desvantagem, a dar a volta ao resultado de forma fantástica, podendo mesmo ter ganho este jogo por mais que um golo de desvantagem. Na 1ª parte, o Sporting esteve mais na expetativa, o Bilbao teve mais bola, no entanto, nunca conseguiu chegar com grande perigo à baliza defendida por Rui Patricio. O Sporting também não teve grandes oportunidades e por isso foram para o intervalo com um empate a 0 golos. A 2ª parte começou praticamente com um golo caído do céu da equipa Basca, que na marcação de um livre acabou por ganhar um ressalto e aproveitou para se pôr em vantagem no marcador. Nos momentos a seguir ao golo a equipa do Sporting sofreu bastante para conseguir voltar ao jogo e o Bilbao, nesses momentos, teve oportunidades para fazer o 0-2 mas não o conseguiu fazer. Como quem não marca sofre, o Sporting foi á procura do empate e, com uma garra e vontade de leão, chegaram mesmo ao empate e logo de seguida, ainda se estava a festejar na bancada o empate e já o Sporting, através de um grande remate de Capel de fora da área, estava a fazer o segundo golo. A partir daí, e até final do encontro o Sporting teve mais alguma ocasiões de golo mas não conseguiu materializá-las levando por isso uma vantagem um pouco escassa para o jogo da segunda mão.

Jogadores em destaque: André Martins, Izmailov, Capel, Ínsua e Xandão.

Jogo da 2ª mão:

Para este jogo é importante referir que ambas as equipas têm baixas muito importantes para este jogo. Tanto De Marcos como Izmailov fazem muita falta a estas duas equipas e iremos observar com certeza a falta que eles irão fazer hoje. Muitos de nós dizíamos na 1ª mão que dificilmente o Sporting conseguiria um resultado positivo, a imprensa espanhola já estava a fazer previsões para uma final entre Bilbao e Atlético Madrid, mas na minha opinião o Bilbao mostrou muito pouco mesmo para uma equipa que quer estar numa final europeia. Jogadores como MuniaiN e Llorente nem se virão no jogo, não sei se por acusarem alguma pressão se por estarem muito bem defendidos, e o seu melhor jogador De Marcos, na 1ª mão, vai estar fora deste jogo. Há um regresso muito importante, Javi Martinez, que irá dar um maior equilíbrio à equipa do Bilbao do que esta teve em Alvalade. O Sporting a jogar fora, não tem tido grandes desempenhos e para este jogo vai ter que sofrer bastante, pois vai haver uma grande diferença certamente entre o desempenho que teve em Alvalade e hoje em Bilbao. A pressão efetuada é extremamente intensa e, na minha opinião, se o Sporting sofrer algum golo nos minutos iniciais irá ter grandes dificuldades. No entanto, hoje vejo um Sporting personalizado e que vai conseguir ter a bola nos pés quando for necessário, e vai saber defender quando tiver que o fazer. Não creio que, pelo que vi na 1ª mão, que o Sporting irá deixar escapar mais uma chegada a uma final europeia, como aconteceu em 2005 pois o Bilbao é inferior a esta equipa portuguesa.

Portanto as minhas apostas para este jogo serão:

Para se qualificar: Sporting a 2,10 bet365 (perdida)

Sporting +1 a 1,925 bet355 (perdida)

Handicap Asiático Cantos (Athletic Bilbao -3,5) a 1,90 bet365 (ganha)


Resultado final 3:1

Sem comentários:

Enviar um comentário