domingo, 22 de abril de 2012

Jogo Gil Vicente - Rio Ave 22-04-2012 16h00


Um jogo a contar para a 27ª jornada da Liga Portuguesa, que irá opor duas equipas que estão a fazer campeonatos dentro das suas expetativas.

O Gil Vicente, denominado o tomba gigantes do campeonato nacional, encontra-se no 11º lugar com 27 pontos e, matematicamente, ainda pode descer para a divisão de honra, no entanto custa-me a querer que isso irá verdadeiramente acontecer, pois são 8 os pontos que separam esta equipa da primeira abaixo da linha de água e, se hoje conseguir um empate ou uma vitória e beneficiar de um empate ou uma derrota do Feirense garantirá, já hoje, matematicamente a permanência. No passado fim-de-semana, esta equipa disputou a sua primeira final numa taça, em Portugal, a taça da Liga mas não teve sorte, dado que, foi derrotado por o Benfica, uma equipa com outros atributos e de outro campeonato. Apesar disso, esta equipa já conseguiu tirar pontos a todos os denominados “grandes”, conseguindo grandes exibições nessas mesmas partidas. Por exemplo, para a taça da liga, nas meias-finais, eliminaram o Braga, e ganharam na fase de grupos em Alvalade, para o campeonato derrotaram o Porto em sua casa por esclarecedores 3-1 e empataram frente ao Benfica a duas bolas. Em contrapartida, perde outros jogos em casa frente a equipas teoricamente do seu campeonato. Há uma mudança de atitude clara nesta equipa dos jogos com os grandes para os jogos com as equipas de médio/baixo valor e isso tem-se evidenciado claramente ao longo do campeonato.

Jogadores em destaque: Cláudio, central e melhor marcador da equipa já com 8 golos, Hugo Vieira um excelente avançado que quase sempre joga sozinho na frente e, mesmo assim, “farta-se” de criar desequilíbrios ofensivos, André Cunha que é o estratega desta equipa e Júnior Caiçara, um lateral que sobe muito bem no terreno criando grandes desequilíbrios ofensivos e que já é alvo de cobiça por alguns clubes de renome nacional.

A jogar em casa o Gil regista: 4 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, 13 golos marcados e 14 sofridos.

O Rio Ave, encontra-se nesta altura no 13º lugar com menos 2 pontos que o Gil e, tal como disse para o Gil, esta equipa ainda não está a salvo da descida de divisão e, por isso, terá que fazer mais um ou dois pontos para tal objetivo ficar matematicamente concretizado. É uma equipa que conta com jogadores muito experientes, já habituados ao futebol português, contam com um treinador com a experiencia que todos nós lhe reconhecemos mas, ao longo das épocas, não consegue fazer muito melhor do que lutar até às derradeiras jornadas pela manutenção na 1ª Liga. Claro que o orçamento desta equipa não é elevado, mas existem outras com tanto ou menos para gastar e consegue melhores resultados constantemente ao longo das épocas. Prova disso, aconteceu na última jornada, onde o Rio Ave tinha tudo para conquistar a permanência, dado que, jogava em sua casa frente ao Feirense, último classificado, mas tal não aconteceu deixando-se empatar quando esteve na frente do resultado por duas vezes. Na minha opinião, possuem um dos ataques mais fortes da Liga, com Yazalde, João Tomás e Atsu, no entanto não são das equipas que marcam mais golos nem de perto nem de longe, mas também, em relação aos golos sofridos, são uma das melhores defesas do campeonato. É difícil perceber o porquê desta equipa nunca conseguir muito melhor que isto.

Jogadores em destaque: Braga, que foi ao longo da época quase sempre suplente pouco utilizado e agora tem sido uma preciosa ajuda para a equipa como mostrou no último jogo ao apontar dois golos; João Tomás claro, já leva 8 golos e é o melhor marcador da liga e Yazalde que já leva 7 golos marcados.

A jogar fora o Rio Ave regista: 1 vitória, 1 empate e 11 derrotas, desempenho péssimo fora de casa desta equipa. Conta com 8 golos marcados e já 22 sofridos.

Convocados:

Gil Vicente: Guarda-redes: Adriano e Jorge Baptista; Defesas: Rodrigo Galo, Paulão, Halisson, Cláudio, Caiçara, Paulo Arantes e João Pedro; Médios: Éder, Richard, Guilherme, Mauro, André Cunha e João Vilela; Avançados: Luís Carlos, Tó Barbosa, Zé Luís e Hugo Vieira;

Baixas: César Peixoto, Roberto, Pedro Moreira, Sandro, Luís Miguel e Yero

Rio Ave: Guarda-redes: Huanderson e Paulo Santos; Defesas: Jean Sony, José Gomes, Gaspar, Jeferson, Tiago Gomes e André Dias; Médios: Bruno China, André Vilas Boas, Vítor Gomes e Jorginho; Avançados: Mendes, Kelvin, Yazalde, João Tomás e Christian Atsu.

Baixas:  Éder Monteiro, Tarantini, Braga, Ricardo Pateiro, Wires e Anselmo

Em conclusão, quer o Gil Vicente em casa contra equipas pequenas, quer o Rio Ave a jogar fora do seu estádio, não têm estado nada bem. O Gil Vicente vem de uma derrota a contar para a final da taça da liga e os seus índices motivacionais podem não estar a 100%. Ambas as equipas têm ausências importantes para este jogo, no entanto, os seus principais jogadores irão estar dentro do terreno o que me levará a dizer que este vai ser um jogo muito interessante e muito bem disputado, quando varias ocasiões de golo certamente. Ambas querem ganhar, não têm grande coisa a perder e por isso vão entrar hoje no estádio Barcelos completamente desinibidas apesar de o Rio Ave ainda poder descer de divisão o que é uma hipótese muito remota. Não sei até que modo o Gil vai acusar a derrota no passado fim-de-semana e, hoje no seu estádio não tendo nada a perder, e com os maus resultado que costuma fazer frente a equipas como esta, penso que não irá ganhar o jogo. O Rio Ave vai certamente, para este jogo, apostar no contra-ataque dando a iniciativa de jogo ao Gil e, a meu ver, ambas as equipas vão marcar neste jogo.

Portanto as minhas apostas para este jogo são:

+ De 2;2,5 golos no jogo a 2,050 bet365 (perdeu)

Ambas as equipas marcam a 1,90 bet365 (perdeu)

João Tomás para marcar a qualquer momento a 2,87 bet365 (perdeu)


Resultado final 0:0

Sem comentários:

Enviar um comentário