sexta-feira, 13 de abril de 2012

Liverpool – Everton 14-04-2012 12h30


Um jogo a contar para as meias-finais da FA Cup 2011/2012, em que se defrontam duas equipas de Liverpool, um derby muito antigo do futebol inglês e mundial, e pode significar um final de época feliz para uma destas equipas e uma desilusão para outra, depois de chegar até aqui e ficar a um passo de disputar a final tão desejada em Wembley.

O Liverpool a fazer uma época muito fraca no que ao campeonato diz respeito, que já costuma ser um hábito acontecer, mas nas taças está muito bem, tendo já conquistado a Carling cup e pode vir a ganhar mais esta se conseguir ultrapassar este Everton. Como estamos num jogo de taça, tudo pode acontecer, e temos que esquecer um pouco os resultados no campeonato e observar com mais atenção o percurso feito nesta taça e na outra em que foi campeão, de forma a perceber, como se comporta esta equipa no que toca a jogos a eliminar. Na Carling cup, taça que conquistou, eliminou equipas como o Manchester City (fora), Chelsea (fora), e Stoke (fora) e, na final, ganhou em penálies ao Cardiff depois de ter empatado a duas bolas. Na FA Cup, taça que está a disputar, eliminou equipas como o Stoke (casa), Brighton (casa) e Manchester United (casa). Como podemos observar, o mau desempenho desta equipa no campeonato, não implica o grande desempenho que estão a fazer nas taças internas.

O Everton está a fazer um campeonato tranquilo, dentro dos seus objetivos traçados para esta época e pode aqui alcançar uma taça que já lhe foge desde 1994/1995, curiosamente o último título conquistado por esta equipa no seu historial. Tal como fiz na análise ao Liverpool, vou esquecer o campeonato e falar só das taças, dado que, estamos na presença de um jogo a contar para a FA Cup. Só por curiosidade o Everton, na Carling Cup, foi eliminado na 4ª ronda aos pés do Chelsea, em casa, por 1-2 já depois de prolongamento. Na FA Cup, antes de chegar aqui, eliminou equipas como o Sunderland (fora) depois de ter empatado no seu estádio 1-1, Blackpool (casa) ou Fulham (casa).

Não irei aqui falar, nesta pick, dos resultados destas equipas nos últimos jogos nem dos seus desempenhos dentro e fora de casa, visto que este é um jogo a eliminar e ambas as equipas terão que jogar para ganhar, apesar de o Everton poder querer levar a eliminatória para o seu estádio, coisa que não acredito, a não ser que o jogo esteja empatado já nos minutos finais.

Equipas prováveis:
Liverpool: Jones; Johnson, Skrtel, Agger, Enrique ; Gerrard, Spearing, Henderson, Shelvey, Downing ; Suarez
Everton:  Howard; Neville, Heitinga, Distin, Baines ;Osman, Coleman, Fellaini, Drenthe; Cahill e Jelavic

Apesar dos resultados no campeonato, que na minha opinião nada tem a ver com este jogo, ambas as equipas ao pouparem as suas estrelas nos seus últimos jogos no campeonato demonstram a importância que este jogo vai ter para ambas. O Liverpool a jogar em sua casa é claramente favorito, tem aqui mais uma oportunidade de dar uma alegria aos adeptos e ainda por cima frente a um dos seus maiores rivais. Quando se trata de jogos para as taças, sejam elas quais forem, nota-se uma grande mudança de atitude dos jogadores, que lhes permitiu ultrapassar equipas como Chelsea, Manchester City e Manchester United  e estar presente hoje nestas meias finais e já ter ganho a Carling Cup. O Everton é uma boa surpresa nesta meia-final, mas penso que não terá grandes hipóteses de ultrapassar este Liverpool das “taças” que a meu ver vai jogar claramente com uma raça e um ritmo muito intenso, impulsionados pelo seu capitão Gerrard que demonstrou que este é um jogo super decisivo para a equipa e vão fazer de tudo para chegar à final. Há jogadores em grande destaque, neste momento, na equipa do Everton como são os casos de Jelavic e Pieenar mas, hoje, será um daqueles jogos em que jogadores como o Gerrard ou Suarez deverão estar em grande destaque, pois é um jogo onde os grandes jogadores gostam de aparecer e este vai certamente ser mais um em que eles não irão falhar. Será um jogo equilibrado, com o Liverpool a dominar e a impor o seu ritmo e, com certeza, irão marcar primeiro o que vai originar a que o Everton tenha de abrir mais espaços e aí a velocidade e técnica dos jogadores do Liverpool poderão fazer a diferença.

Portanto as minhas apostas serão:
Liverpool a ganhar o jogo (ganhou)

Liverpool -1 (devolveu)

Gerrard a marcar a qualquer momento (perdeu)


Resultado final 2:1

Sem comentários:

Enviar um comentário