terça-feira, 1 de maio de 2012

Jogo Sporting Gigon – Villareal 01-05-2012 19h00


Hoje para a jornada 37, joga-se um jogo de importância monumental no que respeita à parte inferior da tabela, dado que, uma derrota do submarino amarelo em Gijon pode ditar a relegação para a 2ª liga espanhola enquanto se ganharem, certamente irão conseguir a tão desejada permanência.

O Gijon é uma equipa composta maioritariamente por jogadores espanhóis (75% do plantel), mas apresenta também 25% de estrangeiros, entre os quais estão o português Castro, uma das figuras da equipa esta época e Gregory nosso bem conhecido do futebol português. No que respeita à época que o Gijon está a realizar, irei aqui divulgar alguns dados que mostram o que tem sido esta temporada para a equipa orientada por o experientíssimo Javier Clemente:
  • 2ª Pior defesa do campeonato com 64 golos sofridos (pior é o Rayo Vallecano com 67 golos sofridos);
  • Equipa com mais derrotas no campeonato com 19 até ao momento;
  • É a 7ª equipa com mais amarelos 112 até ao momento, em 36 jornadas.

Com tudo isto, o Gijon encontra-se no 18º lugar, primeiro lugar abaixo da linha de água com apenas 34 pontos, resultado de 9 vitórias, 7 empates e 19 derrotas, 38 golos marcados e 64 golos sofridos. Contudo, esta equipa soma 3 vitórias nos últimos 4 jogos e, devido a este fato, pode aspirar ainda por uma posição que lhe dê a possibilidade de fugir aos lugares de despromoção. Estas vitórias, para além do mais foram contra equipas como o Levante que está a fazer um grande campeonato, contra o Rayo Vallecano e fora frente ao espanhol na última jornada por esclarecedores 0-3. Talvez por isso, o Gijon tenha ainda algumas esperanças em fugir a este lugar e este jogo será decisivo para tal, dado que é contra a equipa logo uma posição acima, apenas a 4 pontos de distância.

Em casa, esta temporada, o Gijon soma 6 vitórias, 4 empates e 7 derrotas, 20 golos marcados e 22 sofridos.

É importante sublinhar que o Gijon só perdeu 2 dos últimos 8 jogos em casa, o que faz do seu estádio um campo muito difícil de obter pontos.

O Villareal, na minha opinião, pode considerar-se como a maior deceção da liga espanhola esta época. Está atualmente no 17º lugar, com apenas 4 pontos de vantagem em relação ao seu adversário de hoje o que mostra um desempenho péssimo no campeonato. Além disso, junta uma participação péssima na Liga dos Campeões, onde se tornou na primeira equipa espanhola a perder todos os 6 jogos da fase de grupos. Alguns contratempos têm contribuído para este campeonato desastroso, entre os quais se destacam, as saídas da equipa de Cazorla e Rossi que muita falta têm feito a esta equipa. Irei aqui, tal como fiz para o Gijon, apresentar alguns dados importantes que nos ajudam a perceber o que se tem passado nesta equipa:
  • É a 9ª pior defesa do campeonato com 49 golos sofridos;
  • É a 3ª equipa com mais empates, com 14 até ao momento;
  • É a 10ª equipa com mais derrotas,13 até ao momento.
  • É a pior equipa a jogar fora, com 2 vitórias, 4 empates e 11 derrotas, apenas 10 golos marcados e 30 sofridos em 17 jogos realizados.

Nos últimos 13 jogos contabiliza apenas 2 vitórias, em casa frente ao Málaga por 2-1 e frente ao Granada por 3-1, e fora como já disse atrás é somente a pior equipa do campeonato. Nos últimos 3 jogos conseguiu 3 empates, contra equipas perfeitamente ao seu alcance como por exemplo o Racing em sua casa ou o Osasuna também no seu terreno.

Para este jogo Clemente irá jogar num 4-3-3 que tem utilizado nos últimos jogos, tal como disse na conferência de imprensa, "Leo lo de que soy defensivo, pero estamos jugando con un 4-3-3, como el Barcelona, con tres puntas" e poucas alterações irá fazer a não ser Ayoze por castigo.

Já o Villareal terá como a sua única baixa Rossi para este jogo e o seu treinador Lotina afirmou que este será o jogo mais importante da época para a sua equipa, “Es el partido más importante de la temporada”, e em relação á equipa que poderá entrar hoje em campo, Lotina afirma “Estamos jugando de una manera en la que Martín no ha entrado en los últimos partidos, pero por supuesto que puede disponer de minutos. Desde hace algunos partidos, estamos jugando con Hernán en la banda y con Marco Ruben, pero habrá que ver cómo lo queremos hacer mañana”. Ou seja, poderá fazer uma ou outra alteração mas a equipa deve-se manter muito semelhante à dos jogos anteriores.

Equipas prováveis:

Gijon: Juan Pablo; Alberto Botía; Lora; Gregory; Damian Suarez; Gálvez; Alberto Pizarro; De Las Cuevas; Adrián Colunga               ; Sangoy e Oscar Trejo

Villareal: Diego López;Mateo Musacchio; Cristian Zapata; Mario Gaspar              ; Jaume Costa; Cani; Hernán Perez; Marcos Senna; Borja Valero; Bruno Soriano e Marco Ruben

Concluindo, por tudo aquilo que referi e, falta ainda dizer o ambiente muito intenso que as equipas costumam encontrar no estádio do Gijon, penso que o Gijon tem todas as condições de ganhar este jogo. Está numa fase ascendente, ao contrário do Villareal, em casa é uma equipa relativamente forte e vai jogar contra a pior equipa a jogar fora de casa e, por todas estas razões e mais algumas…

As minhas apostas serão:

Gijon para vencer este jogo a 2,50 bet365 (perdeu)

+2,5 golos neste jogo a 2,05 bet365 (ganhou)


Resultado final 2:3

Sem comentários:

Enviar um comentário