sexta-feira, 20 de abril de 2012

Jogo Paços de Ferreira – Braga 20-04-2012 20h15


Um jogo a contar para a jornada 27 do campeonato nacional, que põe frente a frente, na capital do móvel, o Paços e o Braga. Este é um jogo de extrema importância para o Braga pois em casa do vitória pode continuar a sonhar ainda com o título, enquanto que, se perder ou empatar diz adeus, definitivamente, à luta pela conquista do título e pode mesmo comprometer a luta pelo 2º lugar.

O Paços de Ferreira encontra-se atualmente no 10º lugar com 28 pontos, e está a salvo de qualquer percalço que lhes fizesse descer para a 2ª liga. Contudo, para chegar até aqui o Paços passou por muitas dificuldades, ao contrário do que a posição na tabela mostra. Só para termos uma ideia, à passagem da jornada 12, o Paços encontrava-se no último lugar do campeonato com apenas 8 pontos, resultado de 2 vitórias, 2 empates e 8 derrotas. Podia-se pensar que o destino desta equipa estava traçado mas, com a chegada de Henrique Calisto ao comando técnico dos Pacenses, houve uma melhoria significativa do desempenho e da produtividade desta equipa. Se nos primeiros 12 jogos do campeonato a equipa tinha este registo, nos 12 jogos que se seguiram, já com Calisto, obtiveram um registo de 5 vitórias, 2 empates e 5 derrotas que os fez subir a posição em que se encontram atualmente à passagem da jornada 26. A subida de forma de alguns jogadores, nesta fase, foi decisiva para os resultados que conseguiram alcançar, entre os quais destaco, Melgarelejo e Michel que com 9 golos cada são os melhores marcadores da equipa, contabilizando mais de metade dos golos que a equipa tem no campeonato.

A jogar no seu estádio, um estádio com dimensões inferiores aos da maioria da 1ª liga, o Paços não conseguiu fazer dele a fortaleza de outros tempos, conquistando apenas 4 vitórias, 3 empates e 6 derrotas, sendo que empatou com o Porto, perdeu frente ao Sporting por 2-3, num jogo em que até teve a vencer por 2-0 e frente ao Benfica perdeu por 2-1, num jogo em que foi claramente superior. Apesar disso, ao longo da temporada, foram melhorando sem dúvida o seu futebol praticado e, neste momento, acredito que podem derrotar qualquer equipa da 1ª liga.

Nos últimos 6 jogos, a equipa vem de um registo interessante de 3 vitórias, 1 empate e duas derrotas, 8 golos marcados e 8 sofridos.

O Braga, orientado por Leonardo Jardim, está a fazer uma época brilhante e, só não é mais devido ao facto de nos últimos dois jogos ter perdido pela margem mínima frente ao Benfica e Porto, adversários diretos na luta pelo título. Hoje, estão no 3º lugar com 58 pontos, atrás do Porto que contabiliza 63 e o Benfica com 59 pontos. Só para dar um exemplo da época fantástica do Braga, à passagem da jornada 24, antes destes dois jogos que referi, encontravam-se no 1º lugar do campeonato. É uma equipa que pratica um futebol espetacular, na minha opinião, se não o melhor um dos melhores da 1ª liga, com um orçamento relativamente baixo comparativamente com Porto e Benfica. Jogadores como Hugo Viana, Mossoró, Custódio, Lima ou Hélder Barbosa têm feito uma temporada brilhante e são jogadores a ter em conta para equipas com objetivos bem definidos, ao contrário do Braga, que nunca assumiu publicamente que o objetivo principal seria o 1º ligar.

Jogador em destaque: Lima com 19 golos em 26 partidas, é o melhor marcador do campeonato nacional.

A jogar fora do seu estádio, o Braga soma 7 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, e é por isto o 2º melhor registo do campeonato só atrás do líder Porto.

Nos últimos 6 jogos, o Braga contabilizou 4 vitórias e 2 derrotas (Porto e Benfica), 12 golos marcados e 7 sofridos.

Convocados:

Paços: Guarda-redes: Cássio e António Filipe; Defesas: Filipe Anunciação, Luisinho, Nuno Santos, Tony, Javier Cohene e Ricardo; Médios: Vítor, Josué, Arturo Alvarez, Luiz Carlos e André Leão; Avançados: Caetano, Melgarejo, Sassá, Christian, Manuel José, Michel Lugo e Michel.

Baixas importantes: nada a registar

Braga: Guarda-redes: Quim e Berni; Defesas: Nuno André Coelho, Ewerton, Miguel Lopes, Elderson e Douglão; Médios: Vinícius, Mossoró, Djamal, Custódio e Luís Alberto; Avançados: Hélder Barbosa, Alan, Ukra, Paulo César, Lima, Nuno Gomes e Carlão.

Baixas importantes: Hugo Viana, Rubem Amorim, Baiano e Vinicius

Na minha opinião, este vai ser um jogo muito difícil para a equipa do Braga que terá que, obrigatoriamente, ganhar este jogo se quer ter ainda uma palavra a dizer na luta pela conquista do título. O Paços, ao longo da temporada, conseguiu melhorar bastante o seu futebol praticado e, com isso, jogadores como Melgarelejo e Michel sobressaíram, conseguindo fazer golos atrás de golos e jogos de grande qualidade, deixando as equipas grandes, principalmente o Benfica de onde pertence Melgarelejo, de água na boca. O Braga, a meu ver, com estas duas derrotas, baixou sem dúvida os seus níveis de confiança, visto saber perfeitamente que dificilmente chegarão novamente ao 1º lugar. Este jogo é sem dúvida mais importante para o Braga, tal como o seu treinador afirma “Tudo é possível ainda”, mas o Paços não tendo qualquer pressão, pode mostrar mais uma vez que pode fazer frente, no seu estádio, a qualquer equipa. O castigo de Hugo Viana pode ser determinante no resultado final da equipa, pois é este que pauta todo o jogo atacante do Braga e, além disso, poderia fazer a diferença nas bolas paradas, muito importantes neste estádio com dimensões mais reduzidas que dificultam a troca de bola e obrigam os adversários a ser mais rápidos a pensar.
Para finalizar esta pick, acabo por referir que neste jogo penso que ambas irão ter algumas oportunidades de golo, mas o resultado final deverá ser um empate com golos (1-1 ou 2-2) , uma vez que, o Paços encontra-se num momento bom e com confiança, com Melgarelejo e Michel a fazerem muitos golos, enquanto que o braga, com os últimos 2 desaires, não estará no seu melhor momento a nível motivacional e psicológico mas tem sempre Lima que pode fazer golos a qualquer momento.

Portanto as minhas apostas serão:

Paços +0,5; +1,0 a 2,050 bet365 (ganhou)

Ambas as equipas marcam a 1,83 bet365 (ganhou)


Resultado final 1:1

Sem comentários:

Enviar um comentário