quinta-feira, 5 de abril de 2012

Jogo Metalist Sporting 05-04-2012 20h05


Um jogo a contar para a 2ª mão dos quartos de final da liga europa, onde se enfrentam duas equipas com ambição de passar à proxima fase. De um lado está o Metalist, uma equipa ucraniana, nova nestas andanças e do outro está um Sporting arredado já destas fases finais das competições europeias já à alguns anos e que necessita de ultrapassar esta fase para mostrar ao mundo que ainda está vivo como mostrou frente ao Manchester City.

O Metalist encontra-se neste momento no 3º lugar da liga ucraniana já a 9 pontos do 2º  lugar e a 12 pontos do 1º lugar quando falta apenas 5 jogos para o término do campeonato, e por isso aposta tudo nesta competição onde poderá chegar às meias finais se ultrapassar o Sporting.
Nesta liga europa, o Metalist a jogar em casa, na fase de grupos, empatou 1-1 com o AZ, e ganhou 3-1 e 4-1 ao Malmo e ao Austria de Viena respetivamente. Nos 1/16 avos de final ganharam 4-1 ao Salzburg e nos oitavos de final perderam 0-1 frente ao Olympiakos. Ou seja, tudo somado, o Metalist a jogar em casa para a liga europa contabiliza, nos 5 jogos realizados, 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota ( 12 golos marcados e 5 sofridos). É importante notar que sofreu um golo em todos os jogos que fez no seu terreno a contar para a Liga Europa.

Nota: O Metalist no último jogo em casa para o campeonato, tal como o Sporting, poupou a maioria das suas estrelas para este jogo, daí a importância dada pela equipa a este jogo.

O Sporting chega a esta eliminatória como todos sabem arredado das contas do título e mesmo do apuramento para a Liga dos Campeões, e já com o 5º lugar garantido que dá acesso à Liga Europa no ano que vem, arrisca tudo nesta competição um pouco à imagem do Metalist.
Nesta Liga Europa, a jogar fora o Sporting, na fase de grupos, ganhou 0-2 ao Zurich e perdeu frente ao Vaslui e Lázio, 1-0 e 2-0 respectivamente. Já nos 1/16 avos de final o Sporting foi à Polónia empatar 2-2 frente ao Legia num jogo em que teve sempre em desvantagem e em que só empatou perto do fim e, já nos oitavos de final, a equipa já orientada por Sá Pinto, que também já orientou o jogo do Legia, foi ao terreno do Manchester City perder por 3-2 num jogo em que até teve a ganhar 0-2, mas em pouco tempo os ingles deram a volta e por pouco não marcaram mais um golo que lhes garantia o apuramento para os quartos de final.

Nota: O Sporting no último jogo do campeonato poupou quase toda a equipa para esta eliminatória o que faz notar a elevada importância deste jogo para a equipa portuguesa.

  Para este jogo surgem alguns dados importantes que nos podem ajudar a prever o que se irá passar neste jogo. O Metalist a jogar em casa, para o campeonato e para a Liga Europa, tudo somado, contabiliza 18 jogos e nesses conquistou  12 vitórias, 2 derrotas e 4 empates, marcou 34 golos e sofreu 17, o que dá uma média de quase 2 golos marcados e 1 sofrido por jogo. 
  O Sporting a jogar fora, quer para o campeonato quer para a Liga Europa, contabiliza 18 jogos e desses, a equipa só ganhou 6, empatando 4 e perdendo 8 jogos, marcou 18 golos e sofreu 21.
Conforme os dados apresentados anteriormente e pelo que observei na 1ª mão penso que o Metalist irá entrar para este jogo com uma grande vontade de marcar nos primeiros 25 minutos e penso que isso irá acontecer mesmo. A partir do momento do golo do Metalist penso que o Sporting terá muitas dificuldades em reagir e até acredito que o Metalist estará mais perto do segundo do que o Sporting do empate pois nota-se quando esta equipa joga fora de casa uma falta de criatividade e até de alguma garra na disputa dos lances e nos momentos ofensivos. Poderá surpreender de bola parada mas mesmo aí não acredito muito que o Sporting marque.
Mesmo sabendo que este é um jogo muito importante para o Sporting, para o Metalist também o é. Na minha óptica para este jogo há uma baixa muito importante do lado dos leões que pode definir a eliminatória que é a ausência de Carriço, jogador bastante importante no meio campo defensivo pois imprime uma força e uma garra determinante para recuperar a bola para poder da equipa.

Portanto as minhas apostas são:
Metalist a ganhar o jogo  (perdeu)

Metalist a ganhar a eliminatória  (perdeu)


Resultado final 1:1 (Metalist empatado a 1-1 falhou um penaltie aos 63minutos)

Sem comentários:

Enviar um comentário