sábado, 19 de maio de 2012

Jogo Bayern Munique – Chelsea 19-05-2012 19h45


Na Allianz Arena, estádio onde joga a equipa alemã, irá disputar-se mais uma final da competição europeia mais importante de clubes, a Liga dos Campeões. Por mero acaso, calhou que o Bayern de Munique chegasse à final e pudesse disputá-la no seu estádio junto dos seus adeptos, o que é sem dúvida um momento único poder partilhar, em caso de vitória, uma alegria imensa como é ganhar esta taça.

Tanto uma equipa como outra, surpreenderam ao chegar até aqui, dado que, nas meias-finais ambas jogaram contra dois gigantes que à partida eram dados como favoritos para chegar à final. O Bayern conseguiu, depois de empatar a 3-3 no conjunto das duas mãos, ganhar em penalties no estádio do Real Madrid, enquanto que o Chelsea depois de ganhar 1-0 ao Barcelona no seu terreno, foi a Camp Nou de forma espetacular empatar a 2 bolas depois de estar a perder por 2-0 e ter menos um elemento em campo.

Penso que a forma como estas duas equipas jogam já está mais que estudada e preparada, mas hoje com algumas baixas importantes de lado a lado pode alterar um pouco a estratégia a adotar por os seus treinadores. Do lado do Bayern, não irão jogar: o defesa central Badstuber (patrão da defesa, no eixo central); Breno (defesa central); Alaba (um dos melhores laterais esta época, na minha opinião, bastante rápido quer a atacar quer a defender) e Luiz Gustavo (médio defensivo extremamente importante nas coberturas defensivas). Do lado do Chelsea não jogam: Terry e Ivanovic (dois dos defesas com maior rendimento até ao momento e que são essenciais na estrutura defensiva dos londrinos); Ramires (um dos melhores jogadores do Chelsea esta época, se não o melhor) e Meireles (um médio completo que pode decidir a qualquer momento um jogo pois aparece muito bem no ataque e tem um remate bastante forte).

Como podemos ver, quer Di Matteo quer Heynckes tem que pensar bem nos substitutos que vão jogar em detrimento destes importantíssimos jogadores, o que na minha opinião não irá ser difícil dado a qualidade intrínseca de ambos os planteis.

As equipas prováveis deverão ser estas:
Bayern – Neuer; Lahm, Boateng,Tymoshchuk, Contento; Kroos, Schweinsteiger, Muller, Robben; Ribery; Gomez.
Chelsea - Cech; Bosingwa, Luiz, Cahill, Cole; Mikel, Essien, Lampard; Kalou, Mata, Drogba.

Algumas curiosidades que vou deixar aqui e que podem significar alguma coisa (ou não) nos desfecho desta partida:
·        - O Bayern, nos últimos 14 jogos no seu estádio, ganhou 13 e empatou um;
·        - Em caso de vitória, o Bayern irá juntar-se ao Liverpool com 5 ligas dos campeões conquistadas, e ficará atrás apenas de Real com 9 e Milan com 7.
·        - Desde 1984, não havia uma equipa que beneficiara de jogar um final no seu próprio estádio, como vai acontecer hoje com o Bayern;
·        - Uma vitória do Bayern, fará com que Heynckes seja o quarto treinador a ganhar esta competição por dois clubes diferentes;
·        - O Chelsea ganhou apenas uma vez fora de casa para a Liga dos Campeões, esta época, e já perdeu na Alemanha contra o Leverkusen por 2-1;
·        - Nos últimos 6 jogos fora, na Alemanha, para as competições europeias, o Chelsea regista 1 vitória, 1 empate e 4 derrotas;
·        - A única chegada á final por parte dos Londrinos, a uma final da champions, aconteceu em 2008, onde perderam frente ao Manchester United nos penalties depois de terem empatado a um golo.

Depois de apresentar as baixas de ambas as equipas, os possíveis 11 titulares e algumas estatísticas e curiosidades importantes, irei falar agora do próprio jogo em si que é aquilo que mais importa.

Em primeiro lugar, irá existir duelos bastante interessantes e intensas dentro do próprio jogo, entre as quais destacaria:

·       - Jerome Boateng vs Drogba – Boateng depois de chegar do City, pensava-se que iria ser ele o titular do eixo central da equipa alemã mas Badstuber ganhou a corrida e tem sido ele o titularíssimo. Com 23 anos apenas, irá defender hoje um dos mais temíveis avançados que se encontram no futebol mundial, Didier Dorgba. Apesar deste ter já 34 anos, continua numa forma incrível e irá querer mostrar hoje que a idade não pesa e sabendo  de ante mão que poderá ser a última temporada no Chelsea, de certeza que não irá querer sair daqui sem pelo menos um golo.
·        - Schweinsteiger vs Lampard – Hoje o desempenho destes homens, terá uma grande influência no destino desta final da Liga dos campeões. De um lado estará o alemão que tem tido algumas lesões durante a época e haverá algumas duvidas se ele estará ou não a 100% e do outro estará Lampard, que depois de uma parte da época com Vilas Boas onde teve a maior parte do tempo no banco de suplentes, está também á procura da sua forma ideal e pode mostrar hoje que ainda é aquele médio que todos nós conhecemos. Ainda para mais, com a ausência de Terry, Lampard irá assumir a capitania da sua equipa o que lhe poderá dar ainda mais força e motivação para além daquela que já existe por jogar um final da champions.
·        - Mario Gomez vs David Luiz – David Luiz regressou aos treinos à pouco tempo e haverá algumas dúvidas sobre a condição física deste jogador. Hoje terá pela frente um avançado bastante poderoso que conta já com 12 golos em 10 jogos, nesta competição, 11 deles marcados na Allianze Arena e, por isso, terá que fazer um jogo perfeito, como fez por exemplo na Luz, frente ao Benfica, para evitar que este goleador faça estragos na baliza defendida por Cech. A altura e o jogo aéreo não deverá ser problema, porque quer David Luiz quer Cahil são bastante fortes neste aspeto do jogo.

Penso que está tudo dito acerca destas duas equipas, em relação ao jogo, todos estamos á espera de um Bayern a tomar conta do jogo desde início, com os seus extremos a levarem a equipa para a frente, enquanto que o Chelsea terá que impedir que, tanto Robben como Ribery, possam chegar com perigo ao último terço do terreno, onde aí se tornam bastante perigosos. Com Mikel e Essien no centro do meio campo defensivo, o Bayern poderá sentir algumas dificuldades em ganhar a batalha a estes dois jogadores, e se Lampard e Mata conseguirem servir da melhor maneira Kalou e Drogba estes poderão fazer estragos como já o demonstraram. Há ainda muitas soluções nos bancos de cada equipa e este será um jogo que se deverá decidir em pormenores pois não vejo um Bayern a entrar com grande facilidade na defensiva Londrina, um pouco à imagem do que aconteceu com o Barcelona, nos dois jogos das meias-finais. Há ainda um fato que considero bastante importante, que é o perigo que o Chelsea leva sempre no jogo aéreo e que, na minha opinião, poderá levar hoje o Chelsea a marcar um golo. Do outro lado, se Robben e Ribery estiverem inspirados como se espera que estejam numa final, em princípio o Bayern também deverá marcar um golo, pelo menos.

Em relação ao árbitro, a única coisa que tenho a dizer é que espero que ele dignifique bem o nome de Portugal e que não faça as coisas que tem feito por cá, no campeonato português.

Como temos visto, nesta edição da Liga dos Campeões tem acontecido muitas surpresas que ninguém estava à espera e pergunto-me, será que o Chelsea com a equipa que tem não poderá ganhar este jogo ou até mesmo empatar e levantar o troféu por desempate nos penalties? Jogar em casa não poderá originar que o Bayern jogue mais com o coração do que com a cabeça?

Portanto, e por tudo isto que aqui apresentei, as minhas apostas serão as seguintes:

Empate ou Chelsea a 2,10 bet365 (ganhou)

Para levantar o troféu: Chelsea a 3,25 bet365 (ganhou)

-2,5 golos no jogo a 1,95 bet365 (ganhou)


Resultado final 1:1
Chelsea ganhou em penalties

Sem comentários:

Enviar um comentário