sábado, 5 de maio de 2012

Nacional – Gil Vicente 05-05-2012 20h30


Um jogo a contar para a 29ª jornada do campeonato português, em que se vão defrontar duas equipas completamente tranquilas, dado que já nada têm a atingir até final da época, o que leva a que este jogo para ambas as equipas seja um mero cumprir de calendário.

O Nacional está no 7º lugar com 38 pontos, resultado de 11 vitórias, 5 empates e 12 derrotas. Na minha opinião, esta é uma das equipas mais fortes do nosso campeonato, no que respeita ao futebol extremamente ofensivo praticado. Arriscaria mesmo a dizer que se não fosse um início de campeonato um pouco aquém das expetativas, ainda sob a orientação de Ivo Vieira, o Nacional de certeza absoluta que estaria a lutar com o Sporting e com o Marítimo por os lugares europeus. Só para termos uma ideia, esta equipa nos últimos 5 jogos conseguiu ganhar 4 deles, contra equipas como o Setúbal fora por esclarecedores 0-3, fora frente ao Marítimo por também esclarecedores 2-4, fora frente ao Beira-mar por 0-3 e em casa frente ao Rio Ave por 2-1. A única derrota no meio destas 4 vitórias, foi em casa frente ao Sporting num jogo em que conseguiu reduzir a desvantagem de dois golos mas depois o Sporting conseguiu novamente passar para a frente no marcador, acabando o jogo por ficar 2-3 favorável aos leões. Estes resultados mostram-nos uma equipa com grande capacidade para criar situações ofensivas e concretizá-las e, na minha opinião, há aqui um grande trabalho do treinador Pedro Caixinha que revolucionou por completo esta equipa e que acaba o campeonato, seguramente, de cabeça bem levantada com a promessa de para o ano fazerem melhor do que esta época pois tem capacidade mais que suficiente para o fazer.

Em casa o Nacional esta época regista 6 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, 21 golos marcados e 22 sofridos. Em casa vem de 4 jogos, em que só conseguiram uma vitórias, mas as 3 derrotas foram frente a Porto, Braga e Sporting.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Marcelo Valverde e Vladan; Defesas: Claudemir, Danielson, Marçal, Stojanovic e João Aurélio; Médios: Moreno, Todorovic, Diego, Andrés Madrid e Skolnik; Avançados: Mateus, Márcio Madeira, Oliver, Mário Rondon, Candeias e Keita.

Baixas para este jogo: Neto, Mihelic, Juliano e Edgar Costa

O Gil Vicente é o atual 9º classificado com 31 pontos, resultado de 7 vitórias, 10 empates e 11 derrotas. Conseguiram alcançar a manutenção matemática na jornada passada, onde levaram de vencida em casa o Guimarães por 3-1 e isso foi o colmatar de uma época bastante interessante por parte dos gilistas. Além de terem alcançado este objetivo ainda a algumas jornadas do fim, alcançaram também a sua primeira final na sua histórias numa competição nacional portuguesa, a taça da Liga, onde foram derrotados por 2-1 frente à equipa do Benfica num jogo em que ainda conseguiram empatar já perto do final do jogo, mas o Benfica logo a seguir fez o 2-1 e matou o jogo. Passando novamente para o campeonato, esta equipa foi algo irregular ao longo das jornadas, dado que, na maioria dos jogos que teve com equipas de valia superior, por exemplo com os 3 grandes, alcançou excelentes resultados mas depois quando chegava a hora de defrontar as equipas que estavam no fundo da tabela o Gil parecia desmotivar e perder o interesse o que levou a algumas derrotas algo consentidas. Este fato chegou a ser mesmo afirmado por o seu treinador que admitiu quebras e falta de interesse nestes jogos ditos “menos interessantes”. Nos últimos 6 jogos, o Gil só venceu uma partida, a última frente ao Guimarães, e tal como disse anteriormente, teve resultados algo dececionantes para o seu valor, como por exemplo, um empate a zeros em casa frente ao Rio Ave, um empate fora a zeros frente ao Leiria ou uma derrota em casa por 0-1 frente ao Setúbal.

No que respeita ao desempenho fora de casa, o Gil Vicente soma apenas 2 vitórias, 5 empates e 7 derrotas, 11 golos marcados e 23 sofridos. É o 3º pior ataque fora de casa e uma das piores defesas, e já não consegue pontos fora do seu reduto à 4 jornadas consecutivas.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Adriano Facchini e Murta; Defesas: Daniel, Halisson, Cláudio, Paulo Lima, Júnior Caiçara e Éder; Médios: Mauro, André Cunha, Luís Manuel, Richard, Rodrigo Galo, João Vilela e Guilherme; Avançados: Tó Barbosa, Hugo Vieira, Luís Carlos e Zé Luís.

Baixas para este jogo: César Peixoto, Paulo Arantes, Yero, Pedro Moreira, Sandro e Roberto.

Olhando para os últimos resultados de ambas as equipas e notando que ambas as equipas já nada têm para levar deste jogo a não ser a sua dignidade penso que este vai ser um jogo em que a pressão irá estar apenas na equipa do Nacional que, em sua casa, quererá despedir-se dos seus adeptos com uma vitória e será certamente essa a mensagem que Caixinha irá dar á sua equipa. Se encararem este jogo, como aqueles que fizeram nas jornadas anteriores, com a mesma vontade e fome de vencer, penso que o Nacional até poderá sair daqui com uma vitória algo fácil, visto que o Gil é uma das piores equipas a jogar fora e nestes jogos costuma facilitar e muito. Será um jogo de toada única em que o Nacional irá procurar o golo que a qualquer momento pode aparecer enquanto que o Gil vai procurar, como tem feito até agora, o contra-ataque para aproveitar os seus homens rápidos que possuem na frente. Não creio que o Gil irá criar muitas situações de golo, ao contrário dos da casa que terão tudo para criar e concretizar algumas das muitas situações que deverão ter pela frente.

Portanto as minhas apostas para este jogo serão:

Nacional -0,5 a 1,85 bet365 (ganhou)

Nacional ao intervalo/ Nacional no fim do jogo a 2,87 bet365 (perdeu)

+2,5 golos no jogo a 1,95 bet365 (ganhou)


Resultado ao intervalo 1:1
Resultado final 3:1

Sem comentários:

Enviar um comentário